Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa

Clínica de São Cristóvão

Área Pessoal


Tools
Imprimir Email Share on Facebook

História    

A Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa foi fundada a 12 de abril de 1872, por um grupo de 53 sócios, foi considerada Instituição de Utilidade Pública e foi condecorada com a Comenda do Oficialato da Ordem Militar de Cristo e a Comenda da Ordem da Benemerência.

A sua primeira sede teve lugar no 1º andar, do nº 31 do Largo do Poço do Borratém, tendo passado pouco depois para o Largo dos Torneiros, nº 2 - 2º andar, onde se conservou até 1914, ocupando parte do edifício que pertenceu aos Carmelitas Descalços.

Inicialmente, a Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa teve como principal fim a concessão de subsídios na doença, no desemprego, na inabilidade, para funeral e para assistência médica domiciliária.

Ainda no Largo dos Torneiros, em 1908, foi inaugurado o primeiro dispensário médico-cirúrgico, com consultas médicas, tratamentos e pequenas cirurgias.

Desde logo as Direções verificaram a necessidade de instalar os serviços em edifício próprio com capacidade necessária para atender ao desenvolvimento que a Associação ia tendo. Para tal ser possível, a Direção de 1913 resolveu adquirir o Palácio de São Cristóvão, onde nos encontramos.

Em 1914 foram instalados todos os serviços, no primeiro andar a sala de cirurgias e enfermaria, com quartos particulares e no rés-do-chão, o dispensário, o balneário e a secretaria.

Posteriormente, em 1926, foi inaugurada a policlínica, com médicos das principais especialidades.

Em 1929 instalou-se no primeiro andar, a enfermaria de medicina e a 1 de julho de 1930, foi oficialmente instituída a Caixa Económica.

Em outubro de 1930 foi inaugurado o internato feminino, com enfermarias de medicina, cirurgia e quartos particulares, assim como a sala de tratamentos e consultas.

O progressivo aumento da massa associativa determinou a ampliação do edifício. Em junho de 1941 teve lugar a inauguração da Maternidade, composta por sala de partos, enfermaria própria e quartos especialmente destinados a esta modalidade. Posteriormente iniciou-se a consulta de pediatria.

Este desenvolvimento verificou-se na época em que surgiram em Portugal os primeiros organismos mutualistas que deram origem às associações mutualistas, estabelecendo um sistema de previdência, ainda que primário, cujo objetivo era o desenvolvimento do espírito de entreajuda entre os seus membros, ao auxílio mútuo na doença, na invalidez, na orfandade, no desemprego e na viuvez.

Algumas destas associações mutualistas enfrentaram dificuldades mas chegaram aos nossos dias. É este o caso da CSC - Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa, que este ano completa o seu 146º aniversário.

Ao longo destes anos de atividade a CSC - Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa, tem proporcionado assistência e cuidados de saúde a centenas de milhar de associados e de utentes beneficiários de entidades protocoladas, com a quase totalidade das especialidades médicas.

apoio ao paciente

informação para visitantes

encontrar um médico

consultas

marcação online

Serviço online exclusivo para associados.

Pode ainda efectuar a sua marcação por telefone directamente na recepção da Clínica.

Telefone 218 813 355

> Outras formas de contacto