Notícias

SAP

Publicado em 24.02.2019

Serviço de Atendimento Permanente.

O que pode esperar deste serviço?

O SAP da Clínica de São Cristóvão é constituído por um grupo de médicos, com as especialidades de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar, sendo garantida a presença física de um elemento, em horário amplamente divulgado, todos os dias da semana com exceção de feriados. Vocacionado para a medicina do adulto.

Nesta consulta poderá ser dada resposta imediata à sua situação clínica, dar início a um processo de investigação, orientá-la para uma consulta de especialidade ou referi-la a um serviço de urgência.

O que não deve esperar deste serviço?

Face à habitual referência ao SAP como serviço de urgência, importa clarificar este conceito. Encontra-se definida uma rede articulada de serviços de urgência hospitalar, com três níveis de hierarquização, correspondentes a capacidades diferenciadas de resposta para necessidades distintas. A urgência básica constitui o primeiro nível de intervenção de cariz médico, programado para uma população de cerca de 120.000 habitantes, implicando no mínimo, a presença física de dois médicos e dois enfermeiros por equipa. A urgência médico-cirúrgica e a urgência polivalente, representarão os níveis mais diferenciados, sedeados em hospitais gerais centrais. Dadas as suas características, o SAP não deve por isso, ser considerado um serviço de urgência.

Pretende-se assim, que o SAP se constitua em consulta aberta, estável, que continue a merecer a confiança dos utentes, de carácter familiar e de proximidade, de fácil e imediato acesso, de forma a garantir uma resposta eficaz e em tempo útil aos problemas clínicos apresentados.

Dr. Filipe Roque 

Médico Coordenador do SAP