Notícias

Dia Nacional do Mutualismo - 25 de outubro

O Dia Nacional do Mutualismo celebrou-se este ano em Coimbra, na CCDR, sob o tema Desenvolvimento Local e Sustentável.

Do programa destacamos a conferência sobre A Economia Social e o Desenvolvimento Local e a Apresentação de Boas Práticas de Mutualismo, contando a presença de várias personalidades convidadas, Dirigentes, Quadros e Colaboradores das Associações Mutualistas de todo o país, que integram a APM-RedMut


No dia da comemoração, o programa foi vasto com a abertura pelo Dr. Cassiano Calvão - Presidente do Conselho de Administração da APM-RedeMut, participando no primeiro painel, o Dr. Jorge Brandão - Vogal Executivo do Centro 2020 e o Dr. Jorge Alves - Vereador da Câmara Municipal de Coimbra.

De seguida, foi feita uma Homenagem Póstuma ao Prof. Dr. Jorge de Sá, pelo Padre Vítor Melícias.

Com a contribuição de Joel Cleto – Arqueólogo, Historiador e divulgador da história e património, fez-se um breve ensaio sobre a história do mutualismo.

A matéria da Economia Social e o Desenvolvimento Local, foi abordado pelo Professor Catedrático jubilado da Universidade de Coimbra Dr. Manuel Lopes Porto.

A Partilha de Boas Práticas e uma Resposta de Proximidade foram desenvolvidas pelos representantes da Câmara Municipal de Gondomar e pela Associação Mutualista da Freguesia de Gondomar, Junta de Freguesia do Vilar e Associação Mutualista da Freguesia do Vilar.

O encerramento da sessão foi efetuado pelo Dr. Pedro Bleck da Silva - Vice-Presidente do Conselho de Administração da APM-RedeMut e pelo Dr. Marques de Pereira - Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

O dia 25 de outubro evoca a “arrancada coimbrã”, iniciativa de Mutualidades, realizada a 25 e 26 de outubro de 1975, da qual resultou a organização do Movimento Mutualista Português.

Esta conferência prestou uma homenagem ao Movimento Mutualista e centrou os debates nos contributos da Economia Social no desenvolvimento local.

A 24 de outubro, também em Coimbra e no âmbito do Dia Nacional do Mutualismo, a APM-RedeMut, organizou uma ação de Coaching Motivacional, apresentado pela Drª Teresa Botelho. A abertura desta sessão foi conduzida pela Drª Paula Roseira - Vogal do Conselho de Administração da APM-RedeMut e as conclusões e encerramento estiveram a cargo do Dr. Luís Amorim - Vogal do Conselho de Administração.